Casos de dengue se aproximam de 6 mil em Campos dos Goytacazes
sexta-feira, 19 de abril de 2013A secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes divulgou o balanço geral de casos de dengue na quarta-feira. E, apesar de a secretaria estadual de Saúde ter divulgado que 10 municípios, incluindo Campos, saíram da lista de epidemia da doença, o número de casos ainda cresce na cidade. Na semana anterior, foram notificados 5.165 e quarta anunciados 5.869, um aumento de 704 casos.
Os casos confirmados também subiram de 3.085 para 3.324, sendo 3.259 de dengue clássica e 65 casos de dengue hemorrágica e complicações. O município ainda não confirmou nenhum óbito por dengue, mas aguarda análise de três mortes suspeitas.
O secretário municipal de Saúde na cidade de Campos dos Goytacazes, Geraldo Venâncio, informou na coletiva que o Centro continua sendo o bairro que mais tem registrado casos da doença (212), seguido do Jóquei Clube (114), Parque Aurora (107), Penha (107), Ururaí (103), Turfe Clube (103) e Morro do Coco (98).
— A secretaria estadual de Saúde informou que o maior número de casos em gestante estava na região Norte, mas em Campos são apenas oito casos, todos com evolução favorável. A faixa etária continua baixa. A incidência de zero a 8 anos, com 72 casos; de 9 a 14 anos, 215 casos, e de 15 a 20 anos, 302 casos. Todos os outros 2.496 confirmados estão na faixa acima de 21 anos.
Geraldo Venâncio acrescenta que na última semana foram 28 casos importados. De São João da Barra são 19 internados e de São Francisco de Itabapoana, cinco.
Mesmo Campos saindo do estado de epidemia, o secretário afirma que não se entusiasma. “A dengue, em outros anos, sempre começava a cair após a 25ª semana de epidemia e hoje estamos na 20ª, então, como é um sorotipo novo, não podemos acreditar que vai começar a cair, temos que aguardar”, disse Venâncio.
O diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, disse que a situação está sob controle. “Não podemos deixar de nos preocuparmos, temos que contar, principalmente, com a ajuda da população”, afirmou.
De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os bairros onde foram eliminados mais focos foram o Parque Novo Mundo, Ururaí, Goitacazes, Tapera, Parque Corrientes e Esplanada.
Até a 15ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 13 de abril), foram notificados 107.168 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 12 óbitos no Rio de Janeiro (5), Magé (1), Duque de Caxias (1), guia São João de Meriti (1), São Gonçalo (1), Petrópolis (1), Volta Redonda (1) e Itaocara (1).
Fonte: Folha da Manhã
Mais notícias sobre Campos dos Goytacazes:
- Atleta de Campos dos Goytacazes tem chances de ir às Olimpíadas
- Escolas de Campos dos Goytacazes recebem projeto de incentivo à leitura
- Em Campos dos Goytacazes, obras da Cidade da Criança a todo vapor
- Farol receberá grandes nomes da música gospel amanhã em Campos dos Goytacazes
- Trânsito de rua do Centro de Campos dos Goytacazes vai passar por mudança