Faculdade de Medicina de Campos arrecada remédios não utilizados
quinta-feira, 9 de maio de 2013A Faculdade de Medicina de guia Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, está arrecadando remédios que não estão sendo utilizados mais pelas pessoas, na campanha ‘Remédio Solidário’. Segundo a faculdade, cerca de 200 receitas mensais são atendidas pela campanha. Os medicamentos passam por uma avalização rigorosa antes de ser disponibilizados gratuitamente para a população de baixa renda, atendida pelo Centro de Saúde Escola Custodópolis.
Um outro objetivo da campanha é alertar sobre a automedicação. Após o recebimento dos medicamentos, estes passam por uma triagem. Estudantes do curso de farmácia separam os remédios um a um, e a data de validade e embalagem são observados. O que não pode ser aproveitado, é descartado.
A farmácia na cidade de Campos dos Goytacazes aceita todo o tipo de remédio, incluindo cartelas usadas. Pomadas, cremes e embalagens líquidas também são aceitas. As doações podem ser feitas em pontos de coleta como a Farmácia Escola, que fica na rua Benta Pereira, 47, Centro; Centro de Saúde Escola de Custodópolis, localizada na rua Júlio Armond, 121, Custodópolis; e na Faculdade de Medicina de Campos, na avenida Doutor Alberto Torres, 217, Centro.
De acordo com a professora do curso de Farmácia, Fernanda Fraga, o trabalho é realizado em outros municípios e, por isso, surgiu a ideia de implantá-lo em Campos. Segundo a professora, inicialmente, o projeto seria interno e os medicamentos seriam coletados apenas de estudantes e funcionários da Faculdade de Medicina de Campos, Fundação Benedito Pereira Nunes e da Farmácia Escola. No entanto, por determinação do diretor da faculdade, Nélio Artiles, a campanha foi estendida para fora dos portões da instituição no mês de abril e já está sendo muito bem recebida pela população.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Campos dos Goytacazes:
- Prefeitura de Campos dos Goytacazes aposta na tecnologia para combater dengue
- Carrossel de Emoções abre nesta sexta-feira Carnaval do Farol, em Goytacazes
- Asilo de Campos dos Goytacazes enfrenta crise financeira
- Semana da Consciência Negra tem vasta programação em Campos
- 361 veículos apreendidos em Campos dos Goytacazes serão leiloados