Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ganha nova sede em Campos dos Goytacazes
segunda-feira, 6 de maio de 2013O secretário de Saúde na cidade de Campos dos Goytacazes, Geraldo Venâncio, apresentou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) ao vice-prefeito Doutor Chicão, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, em visita à unidade, na sexta-feira (3). Doutor Chicão conversou com pacientes e conheceu trabalhos desenvolvidos por eles, como bijuterias da grife “Loucos por Acessórios”, bordados e artesanatos.
O Caps III foi transferido da Rua 1º de Maio para a Rua Baltazar Carneiro há cerca de um mês. O imóvel atual estava sendo providenciado desde de setembro do ano passado pela Prefeitura, devido ao aumento do número de pacientes. Atualmente, são 388 usuários cadastrados e mais de 60 pessoas atendidas diariamente.
– A necessidade foi verificada, porque, além de acolher o paciente em surto leve ou moderado (se for grave é encaminhado para o PU Psiquiátrico) e promover a reabilitação dos usuários, através de oficinas, grupos de famílias e outras terapias, o Caps III recebeu também, pacientes do Caps Infantil, que completaram 18 anos. A nova sede já recebeu a visita técnica da Coordenação Estadual de Saúde Mental e há toda uma estrutura física que transforma o Centro em uma unidade modelo – destacou o secretário de Saúde.
O vice-prefeito Doutor Chicão verificou todas as instalações do Caps III: dois grandes quartos, com leitos masculinos e femininos, para repouso; duas salas de recreação, setor de medicamento e farmácia, almoxarifado, administração, cinco banheiros, cozinha, área externa para atividades e três consultórios.
– São seis leitos para acolhimento aos pacientes que chegam em crise. Todo o espaço do Caps está dentro das normas da Anvisa, com uma área externa grande e salas espaçosas para as oficinas. Nessas oficinas, os pacientes desenvolvem atividades que os preparam para o dia-a-dia, como as aulas de culinária, de costura e bordado. São atividades várias, que trabalham a psicomotricidade e possibilita uma certa autonomia para a realização de diferentes tarefas. Há uma proposta de também criar uma oficina com aulas de informática – informou Doutor Chicão.
O Caps III disponibiliza diariamente, atendimento clínico, psiquiátrico e psicológico. A unidade também conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros profissionais. Os pacientes participam de terapias ocupacionais, musicoterapia, aulas de artes e ofícios, entre outras. O Caps III funciona 24 horas. Os pacientes em fase de reabilitação recebem quatro refeições diárias, definidas por nutricionistas. Os usuários passam o dia na unidade, retornando às casas após as 17h.
Fonte: Diário dos Campos
Mais notícias sobre Campos dos Goytacazes:
- ExpoAgro de Campos dos Goytacazes terá Anitta, Preta Gil, e até surpresa sertaneja
- Centro de Referência da Dengue abrirá aos domingos em Campos dos Goytacazes
- Asilo de Campos dos Goytacazes enfrenta crise financeira
- Salário dos vereadores de Campos pode ficar em 13.500 reais
- Feliz Páscoa do Encontra Campos dos Goytacazes